domingo, 15 de agosto de 2010

Cercada por Nativos Digitais

O e-board  foi a inovação de 4 anos atrás, quando somente poucas escolas e o Fantástico dispunham da ferramenta e sua interatividade funcionava como magia com nossos alunos e os telespectadores de domingo. "Sabe o quadro do Fantástico? Pois é, na escola de inglês tem um." Como tudo mais no mundo tecnológico, o que era novidade em 2007, hoje é lugar-comum e não impressiona mais aos nativos digitais.
Um dos grandes gaps que há hoje em sala de aula é justamente o existente entre nativos e imigrantes digitais: a geração que nasceu na década de 90 lida com a tecnologia de uma forma natural, dinâmica e pratica. Eles cresceram utilizando o computador e navegando pelo mundo digital de "igual para igual". Para esta geração, ferramentas como orkut, blogs, wikis, jogos virtuais, windows moviemaker, tirar foto, filmar e colocar tudo mais no Youtube não requer o mínimo de esforço nem preocupação. Nós, que nascemos na era no DOS e da fita cassete e do videocassete, ainda estamos imigrando para o mundo digital e ficamos preocupados com tanta rapidez, tanta quantidade de informação e tão pouca privacidade.

Voltando para a sala de aula, os alunos esperam que essa seja um ambiente de inovação, interatividade, conectividade e, para nos ajudar, a web 2.0 tem muitas ferramentas que oferecem tudo isso de uma forma que a aprendizagem e diversão possam caminhar juntas. Jogos e ambientes virtuais como o
Second Life são considerados the ultimate form of real-world interaction, o que é o grande objetivo da abordagem comunicativa para aquisição de uma língua estrangeira. Espaços virtuais como wikis, promovem a colaboratividade ao mesmo tempo que a independência de seus escritores. Ambientes como esses, incentivam a leitura e a produção escrita de uma forma consciente, crítica e transdisciplinar, o que está longe de acontecer na maioria das atividades tradicionais na sala de aula. O Skype, por sua vez, permite que pessoas de todo o mundo conversem e interajam em real-time, sem nenhum custo financeiro. Incrível, não? Mais incrível ainda será trazer tudo isso para a sala de aula do futuro.

Estou trabalhando em uma oficina que apresentarei em São João del Rey no próximo dia 25 sobre a utilização do Skype em sala de aula. Em breve compartilharei com todos as minhas ideias!

O ambiente Second Life já foi utilizado em séries de TV, como Law & Order e Ghost Whisperer, para contextualizar encontros virtuais entre adolescentes. A proposta do jogo é reconstruir virtualmente situações do dia-a-dia, como ir a um café, à uma loja e encontrar amigos. So que no Second Life, os alunos podem interagir com pessoas do mundo inteiro, em vários destinos que imitam cidades reais. Um dos mottos do Second Life: "prepare to socialize like never before". Ambientes como museus, lojas, teatro, etc, estão todos disponíveis online e podem ser utilizados para uma aula incrivelmente interativa.

Visita ao museu no Second Life
Avatares interagindo no SL

      

3 comentários:

  1. Faala Dani! Q prazer visitar seu blog. É sempre bom ter um lugar onde compartilhar idéias e ler artigos interessantes de um profissional da área. Já está bookmarked.

    Sou fã incondicional da tecnologia. Pelo dinamismo que ela proporciona, pela troca sem precedentes de informação, e por milhares de outros motivos. Sempre tive ótimas experiências com ela em sala de aula; afinal, quem não gosta de ir ao Eboard brincar de desenhar no Activprimary ou mesmo apresentar um artigo com toda aquela interatividade? São tantas possibilidades de atividades que de fato, por vezes nos perdemos nas idéias. Às vezes penso que assim como computadores, bem que poderiam existir upgrades pro nosso cérebro.

    Espero que possamos trocar muitas figurinhas sobre esse e outros temas por aqui. Aguardo ansioso suas idéias sobre o skype em sala de aula.

    Grande abraço

    Samir

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Samir! Já, já compartilharei a oficina sobre o uso do Skype. Bj!

    ResponderExcluir
  3. Well done, Dani. This is a great brainchild of yours and I am sure we all take advantage of best practices sharing. Tip - Joel is a visionary colleague and can help out a great deal on upcoming trends. He actually pointed Second Life out a couple of years ago - unbeliebable! Anyway, you are right on and your blog is a pivotal step on building an interesting, long lasting log of our teaching era. P.S. - I told ya I would keep track of it. See?! Eugenio Faria

    ResponderExcluir