segunda-feira, 26 de julho de 2010

12th Braz-Tesol National Convention

12th BrazTesol Convention terminou na última quinta-feira em São Paulo. Além das plenárias com autores famosos, como David Nunan, Jeremy Harmer, Kathlenn Graves, Donald Freeman, Herbert Puchta e David Crystal, outras sessões de professores menos pops também foram excelentes. O destaque da convenção foi o uso da tecnologia da sala de aula. Atenção professores, precisamos dar um F5 na nossa prática pedagógica, com jogos virtuais, digital storytelling, softwares que permitam mais interatividade dos alunos com o mundo fora da sala de aula, enfim, mais conectividade para o ensino e aprendizagem de inglês. A aquisição de uma língua nunca é um processo isolado e precisamos conectar nossa sala de aula com o mundo. O projeto Flat Classroom traz ótimas perspectivas de como encarar o desafio das mudanças metodológica e tecnológica.

O nosso workshop Using Real Tasks in Language Immersions recebeu 40 participantes (super lotado!) e foram várias críticas positivas sobre o  programa de imersão em Business English que apresentamos. Espero que outros colegas consigam desenvolvê-lo com sucesso nas suas escolas. O último dia foi repleto de boas surpresas, com um workshop do autor Paul Seligson entitulado Perceived strenghts and weaknesses of Brazilian Teachers sobre uma pesquisa que o autor está fazendo em todo o país. A oficina foi prática, objetiva e ainda assim iluminadora.

Jeremy Harmers brilhou na última plenária com uma fala sobre términos:"ending lessons well is as important as the lessons itself, we remember things by what it has ended" por isso we must always have a door out. O autor apresentou ótimas ideias, não somente para a sala de aula, mas para a vida. Seligson também disse várias vezes durante sua oficina: life is too short... assim, devemos colocar nossas energias no que podemos realizar e mudar hoje.

A cerimônia de encerramento encantou e emocionou a todos com as palavras do Vinícius Nobre, que agora assume a presidência da associação. Faltou, no entanto, mencionar os problemas dos dois primeiros dias da convenção, que deixaram todos os participantes tensos e insatisfeitos. Como sempre, pesando custos e benefícios, erros e acertos, deu tudo certo no final. Até o 13º BrazTesol, nas praias cariocas em 2012.

2 comentários: